Pós-Graduação
MBA em Produção Audiovisual para Web: do roteiro ao marketing digital

Youtube, Live, Copywriting, Storytelling, Merchandising, Roteiro, Transmissão ao Vivo, Influencers, Broadcasting, Branded Content, CELTX, Pós Produção

Atualize-se aos novos paradigmas do Audiovisual e domine a produção, planejamento e gerenciamento de conteúdo para a Internet com este curso de pós-graduação em Audiovisual.

Neste MBA, você irá estudar as ferramentas que estão revolucionando a indústria da produção audiovisual, rever conceitos e dominar a produção e acompanhamento de conteúdo para web. Durante o curso, abordamos competências fundamentais como a criação de personas, Marketing de Conteúdo, SEO e Branded Content, roteiros e engajamento de audiência.

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CURSO BASEADO EM PROJETOS

PROFESSORES DE MERCADO

HORÁRIO
DAS AULAS

20h00 às 22h00

PRÓXIMA
TURMA

Sem previsão no momento

DIAS DA
SEMANA

Terça e Quinta

DURAÇÃO
DA PÓS

11 meses

Disciplinas e Competências do curso

Neste bloco, você aprenderá a criar roteiros a partir dos diferentes formatos da produção audiovisual para Internet, planejando objetivos e o engajamento da sua audiência. Para isso vamos entender estilos, duração, estratégias, programação de canais, nichos de audiência e os tipos de conteúdos para marcas.

Disciplina: Roteiro e Desenvolvimento de Projetos

  • Desenvolver um Storytelling Transmídia
  • Elaborar roteiros e estratégias narrativas para Internet
  • Definir Persona, Nicho, Tom de Voz e Mensagem do seu canal ou produto
  • Entender os principais aspectos legais sobre direitos autorais


Disciplina: Criação de Formatos

  • Criar e Planejar um Canal de Vídeos
  • Desenvolver conteúdos para diferentes plataformas
  • Desenvolver formatos inovadores
  • Elaborar estratégias e formatos de Branded Content

Além de boas ideias e muito talento, a produção audiovisual na Internet está diretamente ligada às possibilidades de geração de receitas a partir do seu conteúdo. Neste bloco, você aprenderá a pensar os seus projetos considerando diferentes possibilidades de remuneração dos conteúdos nas plataformas e de uma marca bem desenvolvida, com conteúdo engajante, distribuído do jeito certo e no lugar certo.

Disciplina: Modelos de Negócio e Monetização

  • Gerir projetos audiovisuais na Internet
  • Monetizar vídeos em plataformas online
  • Elaborar estratégias de Merchandising, Publis e Product Placement
  • Formatar ações complementares de geração de receitas


Disciplina : Desenvolvimento de Marcas de Sucesso

  • Planejar a Identidade Visual de um Canal de Vídeos na Web
  • Amplificar seguidores e o engajamento de um perfil ou canal
  • Planejar a carreira de influencers e talentos web
  • Desenvolver uma fanbase e Comunidade

A Internet possui uma linguagem própria, onde conteúdos mais diretos e dinâmicos são o ponto de partida para influencers, canais e marcas. Nesse bloco o aluno aprenderá a produzir, captar e editar conteúdos engajantes, eficientes e pertinentes para plataformas de vídeos como Youtube, Instagram e Tik Tok, entre outros.

Disciplina: Produção e Captação de Vídeo

  • Planejar o fluxo de criação e produção audiovisual para web
  • Escolher Equipamentos, Aplicativos e Equipes
  • Iluminar uma Locação Simples
    Captar Imagens


Disciplina: Edição e Pós Produção de Conteúdos para Web

  • Utilizar as principais plataformas de vídeo como creator
  • Editar Vídeos para Internet
  • Fazer uma Live
  • Finalizar e Exportar um vídeo para as principais plataformas de vídeo online

Um bom conteúdo é essencial, mas se não chegar até as pessoas, de nada serve. Neste bloco, você aprenderá a usar as ferramentas corretas para que os seus vídeos alcancem o público e a repercussão que você planejou. Usando técnicas e estratégias eficientes, podemos ampliar o alcance do seus vídeos a partir da avaliação e insights vindo das métricas e analytics.

Disciplina: Distribuição e Alcance de Audiência

  • Escolher estrategicamente as plataformas e mídias sociais para veiculação
  • Criar estratégias de SEO para vídeos
  • Usar técnicas Copywriting na divulgação de conteúdo
  • Compreender as estratégias e tendências de vídeos nas mídias sociais


Disciplina: Métricas, Insights e Resultados

  • Avaliar Métricas e Desempenho da publicação de vídeos
  • Desenvolver Insights a partir de analytics
    Usar
  • Impulsionamento de Ads e Mídia Programática;
  • Dominar técnicas de Inbound Marketing

Perguntas frequentes

Neste curso de pós-graduação em Produção Audiovisual, você terá uma verdadeira experiência de sala de aula, participando por áudio e vídeo, tirando dúvidas com os professores e construindo seu networking.

São 64 aulas interativas ao vivo e sete dias por semana de aprendizado na comunidade online.

Você tem o apoio de professores dedicados ao longo do curso, que são experts em produção audiovisual, e aprende junto com uma turma de profissionais de todo o Brasil.

O curso de pós-graduação EAD em Produção Audiovisual é voltada para:

Profissionais que desejam dominar as práticas da produção audiovisual para a criação de conteúdo, e também sua promoção.

Profissionais de audiovisual que desejam se atualizar com as linguagens e ferramentas do Digital.

Produtores de conteúdo audiovisual (youtubers, tiktokers, instagrammers, influencers) que desejam aprender estratégias de marketing digital e de video business para gerir e analisar suas próprias campanhas e negócios.

Empreendedores que desejam se projetar pessoalmente ou suas empresas, através de marketing de conteúdo audiovisual, com veiculação pelas redes sociais.

Este curso de pós-graduação em Produção Audiovisual não tem pré-requisitos. Profissionais graduados de diversas áreas podem se beneficiar desta pós-graduação.

O curso de pós-graduação EAD em Produção Audiovisual requer apenas que o candidato disponha de um computador onde possa rodar um software de edição de vídeo, como o Adobe Premiere, o Davinci Resolve ou mesmo algum mais simples.

Ter uma câmera de vídeo também é necessário, mas pode ser uma câmera de celular. Para iluminação, podem ser usados ring lights simples, ou mesmo luzes práticas (do próprio ambiente).

Os profissionais formados em audiovisual com uma especialização em produção de conteúdo para a internet podem trabalhar em diversos setores e desempenhar funções criativas, técnicas e estratégicas. Algumas das opções incluem:

Agências de Publicidade e Marketing: Criar vídeos publicitários, comerciais, campanhas de marketing digital e outros conteúdos visuais para promover produtos e serviços.

Produção de Eventos Ao Vivo: Trabalhar em equipes de produção para transmitir eventos ao vivo, como shows, conferências, esportes e programas de entretenimento.

Educação e Treinamento: Desenvolver materiais educacionais em formato de vídeo para escolas, treinamentos corporativos e cursos online.

Indústria da Música: Criar videoclipes musicais, documentários sobre artistas e produção de conteúdo visual para shows e eventos musicais.

Coordenadora do curso

Thalita Bastos

Doutora em Comunicação, Cinematografia e Produção de Filmes pela UFF, com doutorado sanduíche na University of Reading (UK), Thalita possui vasta experiência como professora.

É especialista em pesquisa audiovisual, documentários e filmologia. Mestre em Comunicação pela UERJ e graduada em Comunicação Social. Pesquisadora independente das relações entre intermedialidade e afeto no cinema contemporâneo e membro do Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais (UFF).

Curso Único

Faculdade Focada

Curso ministrado por uma faculdade totalmente dedicada à formação para a área criativa.

Todas as aulas ao vivo

Não são aulas prontas, pré-gravadas anos atrás. Todas as nossas aulas são 100% ao vivo, iguais à sala de aula, mas sem sair de casa.

Curso Flexível

As aulas são ao vivo, mas ficam gravadas para você assistir conforme sua disponibilidade.

Networking

Colegas atuantes no mercado e que proporcionam um networking amplificado pela comunidade EAD de alunos, egressos e professores.

Visão Geral

Este curso te dá uma visão completa, de ponta a ponta, de todo o processo de produção audiovisual para Internet, uma das maiores fontes de empregos e oportunidades no audiovisual.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Você terá acesso a uma biblioteca online com mais de 35 mil livros, vídeos e tutoriais de editoras como: Focal Press, Peach Pit, Adobe Press, O'Reilly (Safari).

Métodos

Neste curso você aprende as principais práticas e métodos de produção audiovisual, como a operação de câmeras e iluminação, edição de material, e análise de dados das redes sociais e canais de vídeo (analytics).

Portfolio

No projeto de cada disciplina do cursos de pós-graduação em Produção Audiovisual, você coloca em prática o aprendizado e desenvolve o seu portfólio em audiovisual. Em todas as disciplinas do curso, você aprende colocando a mão na massa e é avaliado pelo resultado de seu trabalho, do mesmo jeito que no mercado de trabalho.

Uma faculdade inteira para você

A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma faculdade exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.

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Carreiras da Pós-Graduação Audiovisual

Diretor de criação de formatos e estratégias narrativas para canais de vídeo.

Roteirista de storytelling transmídia e branded content.

Gestor de projetos audiovisuais para Internet.

Criador e Produtor de conteúdo audiovisual para marcas.

Editor e finalizador de conteúdos audiovisuais para Internet.

Analista de marketing digital e mídias sociais para canais de vídeo na Internet.

Um time de professores experts

O time de professores do curso EAD, naturalmente, pode ser alterado ao longo do tempo.

Curso Flexível

Você assiste às aulas do curso, estuda e faz os trabalhos no horário que puder. Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Neste curso de pós-graduação em Produção Audiovisual, você faz seu horário!

Impulsione sua carreira

Trabalhando num mercado em alta

A transformação digital mudou completamente a realidade à nossa volta, impactando quase todas as nossas experiências cotidianas: do trabalho aos relacionamentos amorosos. E não poderia ser diferente para o audiovisual. Com novos formatos físicos, diferentes durações e formas de interação, o audiovisual está a um clique de qualquer pessoa com um dispositivo conectado à Internet. 

Por conta disso, temos um outro desdobramento: a produção aumentou exponencialmente para conseguir atender ao consumo deste público ávido por entretenimento, informação e experiências. Isso significa espaço para novos canais, criadores de conteúdo, filmmakers e marcas. Impensável até quinze anos atrás, hoje qualquer pessoa com um celular e um computador é um canal de conteúdo em potencial.

Produção Audiovisual para Internet:
quatro pontos de partida

A produção audiovisual precisa levar em conta algumas questões fundamentais para ser feita com qualidade. Conhecer sobre os nichos e suas possibilidades, assim como as possíveis metodologias e estratégias de ação, é muito importante para ter sucesso neste mercado. 

Destacamos abaixo quatro relevantes tópicos para quem deseja se inserir no audiovisual.

  • Luz, câmera e ação. Aqui, o que importa é a ação. A Internet permite que variados tipos de conteúdo trabalhem com diferentes tipos de estética e aparelhagem, sem a necessidade de ser algo como as tradicionais produções para Cinema e TV. Há canais e influencers com muitos seguidores, engajamento e audiência, que trabalham com uma estrutura extremamente simples.

  • Aproximação. Essa nova forma possibilita uma nova abordagem entre a produção e seu público, permitindo uma aproximação mais íntima e informal entre as duas partes. Em muitas mídias sociais e plataformas de vídeo, a audiência está tacitamente concordando em trocar a qualidade técnica da produção e, infelizmente, a precisão informacional, por um contato mais próximo com seus ídolos, influenciadores e marcas.
  • Atuação por nichos. A produção audiovisual para Internet – sem limitações geográficas – trabalha muito com uma atuação assertiva e programada para atingir nichos específicos. Além de permitir que o público possa escolher um conteúdo voltado para seus desejos e hábitos, isso faz com que os produtores e criadores tenham a segurança de construir um material que seja entregue e se conecte com a audiência a ser alcançada. Justamente por isso, a segmentação é extremamente importante para as empresas e marcas.

  • Formação de comunidade. Basicamente qualquer pessoa que tenha à disposição as ferramentas para ser dono de um canal ou plataforma, terá um nicho para atuar. Como a quantidade e o poder dos intermediários entre os creators e o público é muito menor na Internet, é possível gerar audiência e construir comunidades em qualquer parte do mundo. Isso permite uma troca de informações que é extremamente vantajosa para todos os lados envolvidos (marcas, público e criadores), uma vez que o determinado conteúdo é moldado e propagado com assertividade para este meio.

     

  • Poder do público. Essa nova configuração proposta pela Internet, especialmente as redes sociais, permitiu que o  público alcançasse o poder de mídia. Como sabemos, a proximidade com os ídolos e o sentimento de pertencer a uma comunidade são extremamente importantes. Os fãs querem interagir com seus ídolos e – por que não? – participar da criação. Neste novo ambiente não há mais lugar para informações unidirecionais que não falem ao desejo da audiência. O caminho é pensar, criar e produzir a partir do debate criado pelas comunidades.
  • Acessibilidade e lacuna menor entre as produções. Cada vez mais, ferramentas e equipamentos acessíveis de alto nível ajudam a diminuir a lacuna de qualidade em relação às demais produções. Há cerca de 30 anos atrás eram pouquíssimas as empresas e profissionais que poderiam comprar uma câmera de vídeo. Aos poucos, com a revolução da digitalização, os preços dos equipamentos foram diminuindo, os cursos técnicos e faculdades se espalharam, e chegamos a um momento em que ter um celular razoável te possibilita ser um criador de conteúdo influente.

  • Espaço para todos. Essa é talvez a maior revolução pelo qual a indústria do audiovisual já passou em sua história. Há espaço para todos. De canais pessoais filmados com celular, até produções gigantescas feitas para as majors dos serviços de streaming. No meio disso temos marcas de todos os tamanhos, personalidades e públicos, habilitadas a veicular seus produtos e serviços de filmes/vídeos nas mídias sociais. Elas escolhem como e com quem vão falar, assim como quanto vão gastar para se comunicar. 

  • Entrada no mercado mais fácil. Como dito no tópico anterior, nessa área há espaço para todos. Existe de fato uma democratização do acesso à produção. Os entrantes são bem-vindos, geram inovação, e a competição pela atenção do público é infinitamente mais justa do que foi durante os cem anos anteriores da indústria. Portanto, a entrada neste mercado tende a ser mais segura e natural. Para um grande espectro desses novos players de conteúdo isso é essencial: tomemos o exemplo de marcas locais ou pequenas empresas, ativistas políticos criando conteúdo, bandas que querem fazer seus videoclipes ou lives, professores que podem dar aulas sem precisar estar em uma instituição. Isso tudo podendo ser filmado em um set up extremamente enxuto.
  • Data Driven. O elegante título em inglês diz respeito à produção de conteúdo baseada em dados acumulados de audiência. Isso quer dizer que todas as plataformas de embarque de vídeos como Youtube, Tik Tok, Instagram e Facebook, oferecem ferramentas para analisar os dados de desempenho dos conteúdos audiovisuais, assim como dados do seu público. Mede-se a audiência, até onde o vídeo foi assistido, a taxa de engajamento, a força dos CTAs (Call to Action) e outras métricas. Isso tudo permite que os conteúdos sejam desenhados para atender as demandas e hábitos de seus públicos.

  • Contribui com o Marketing. Esses dados e instrumentos ajudam também na divulgação, no entendimento do público, e no marketing digital usado para distribuir conteúdo e alcançar novas audiências. Usando de suas ferramentas como o SEO  para conseguir alcance orgânico e pago, os produtores podem levar seus filmes para um maior público e, mais importante, para as pessoas certas. No fim, isso impacta diretamente nas contas. Afinal, a monetização desses canais depende de variáveis como temas dos vídeos, público, duração, entre outros parâmetros.

Depoimentos de alunos da ECDD*

* O curso de pós-graduação EAD em Produção Audiovisual é uma nova pós da ECDD, por isso ainda não há depoimentos de alunos específicos deste curso.

Perguntas frequentes

A ECDD é a faculdade dos criativos.

Foi fundada oficialmente em 2015 como uma das marcas do Instituto Infnet. Nosso principal diferencial é o foco na formação de profissionais proficientes no digital para a Indústria Criativa.

No caso das pós-graduações lato sensu, como especializações tradicionais ou MBAs, conforme disposto na página do próprio Ministério da Educação, elas não precisam ser reconhecidas pelo MEC:

“Observados esses critérios, os cursos de especialização em nível de pós-graduação independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento (o que lhes garante manter as características de flexibilidade, dinamicidade e agilidade), desde que oferecidos por instituições credenciadas”.

O que é necessário é que as instituições de ensino que ofereçam esses cursos de pós-graduação lato sensu sejam credenciadas pelo MEC.

Nossa qualidade foi reconhecida pelo MEC, que conferiu conceito máximo (5) para a modalidade EAD da instituição e para todas as graduações reconhecidas.

Portaria 529 de 14/06/2013. Essas informações são públicas, o candidato pode ir lá sozinho e pesquisar no site: emec.mec.gov.br/

Este nível de qualidade só é possível pela metodologia do curso que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho.

Você terá as mesmas oportunidades de aprendizado que em um curso de pós-graduação presencial, com aulas ao vivo, colegas de classe, trabalhos e indicação de conteúdos adicionais para estudar.

Para nós, pós-graduação não pode ser videoaula gravada anos atrás para autoestudo, por isso as aulas do nosso curso são ao vivo. É uma pós-graduação de verdade, com aulas de verdade.

Sim, o certificado de curso de pós-graduação na modalidade EAD é o mesmo de uma pós-graduação presencial.