Pós-Graduação em TI: Conheça os principais cursos da área
Entenda por que fazer uma Pós-graduação em Tecnologia é vantajoso para profissionais de diferentes campos e saiba mais sobre os principais cursos desta área.
Principais áreas da tecnologia e suas Pós-graduações
A Tecnologia da Informação é um campo de extrema abrangência e que está em constante expansão. Há dezenas de cursos de pós-graduação em TI, que variam de faculdade para faculdade. Reconhecer um bom curso passa por critérios essenciais que uma Pós em TI deve proporcionar: acompanhamento das novas tendências da área, as tecnologias e competências mais atuais, conteúdo curricular completo, networking, aulas práticas, abrangência das funções de cada área, entre outras questões.
Mas se você ainda está incerto, aqui vai uma lista das áreas mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente, com alguns de seus respectivos cursos:
1. Desenvolvimento, Engenharia e Arquitetura de Software
O mercado de software brasileiro recebeu investimentos de cerca de US$ 13 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de quase US$ 5 bilhões em comparação com 2020. Após a pandemia de Covid-19, a estimativa é de que a área veja um grande crescimento nos próximos anos.
Dentre as funções de um profissional de software mais disputadas pelas empresas, destacam-se: Arquiteto de Software, Engenheiro de Machine Learning, Pesquisador em AI, Desenvolvedor Full Stack, Desenvolvedor Mobile e Engenheiro de Software com especialização na plataforma Java.
Além das atribuições comuns dessa área, um profissional especializado em software também pode atuar com bancos de dados e gerenciamento de projetos.
Confira alguns dos cursos mais valorizados no mercado de trabalho, que podem te habilitar para as funções mencionadas acima:
- Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software
Profissionais com esta especialização no currículo destacam-se por suas habilidades de resolução de problemas nos processos de desenvolvimento de software, que são fundamentais para qualquer negócio que trabalhe com software atualmente, já que economizam tempo e investimento.
O estudo deste campo deve oferecer ao profissional a possibilidade de atuar com as tecnologias mais atuais e demandadas pelo mercado, com uma visão crítica sobre as principais plataformas, tecnologias e soluções de softwares.
Dentre os assuntos do momento, podemos destacar frameworks como TOGAF e Zachman, Padrões e estilos de arquitetura como GOF, GRASP, Design Patterns e REST e temas como Código Limpo e Microserviços.
Você poderá trabalhar como:
- Arquiteto de Software;
- Arquiteto de Soluções;
- Arquiteto Corporativo.
- Pós-graduação MIT em Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning
A Inteligência Artificial (IA) é uma das áreas de TI com o futuro mais promissor do mercado e, por isso, os egressos desta especialização podem esperar uma carreira brilhante pela frente. Mas para de fato se destacar no mercado, o profissional deve ter em seu currículo um curso que garanta o domínio dos novos paradigmas apresentados pela IA, bem como das tecnologias mais quentes do campo.
Dentre as competências mais esperadas do profissional de desenvolvimento de IA, pode-se citar: Engenharia de Machine Learning, Processamento em Tempo Real, Redes Neurais, Deep Learning com Tensor Flow.
Você poderá trabalhar como:
- Engenheiro de Machine Learning;
- Desenvolvedor de Business Intelligence;
- Pesquisador em IA;
- Engenheiro ou Arquiteto de Big Data;
- Desenvolvedor de Software.
- Pós-graduação MIT em Desenvolvimento Web Full Stack
Esta formação garante ao aluno o domínio das principais tecnologias indispensáveis para um Desenvolvedor Full Stack. O profissional com esta especialização pode ganhar destaque no mercado por seu status de especialista tanto em Front-end quanto em Back-end.
Independente do objetivo que o aluno busque, um desenvolvedor Full Stack pode atuar com certa abrangência, por ter conhecimento e domínio dos dois lados de uma aplicação Web.
Atualmente um profissional deste meio deve dominar linguagens, bibliotecas e ferramentas atuais como HTML, CSS, JavaScript, Node.Js, Express, TypeScript, React, Gatsby, MongoDB, JamStack e Next.Js.
Você poderá trabalhar como:
- Desenvolvedor Full Stack;
- Desenvolvedor Web;
- Desenvolvedor de Software.
- Pós-graduação MIT em Desenvolvimento Mobile: Android, iOS e Multiplataforma
Segundo o levantamento anual divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, atualmente há mais de um smartphone por habitante em uso no Brasil. Esse número demonstra a importância do mercado de aplicativos mobile e, consequentemente, o destaque que profissionais especializados no desenvolvimento destes produtos têm na indústria de tecnologia.
Um profissional preparado para lidar com os desafios do mercado deve ter domínio de tecnologias como Kotlin, React Native e Flutter, e de temas como arquitetura de dispositivos móveis e integração, monetização e publicação de apps.
Você poderá trabalhar como:
- Desenvolvedor React Native;
- Desenvolvedor Flutter;
- Desenvolvedor Android;
- Desenvolvedor Mobile.
- Pós-graduação MIT em Engenharia de Software com Java
A plataforma Java é ideal para o mundo multiplataforma em que vivemos hoje, sobretudo com a chegada do 5G. Por essa razão, a especialização em Java é uma ótima maneira de destacar o currículo no mercado de desenvolvimento de software.
Neste curso, a ênfase de aprendizagem deve ser dada para a aplicação dos princípios e padrões da Engenharia de Software nos processos de desenvolvimento de software, a fim de garantir ao aluno a base necessária para a rotina de desenvolvedores profissionais.
A competência mais demandada dos egressos desta especialização é o desenvolvimento de software corporativo usando métodos ágeis, integração contínua e arquitetura de microsserviços.
Você poderá trabalhar como:
- Engenheiro de Software;
- Arquiteto de Software.
2. Engenharia, Big Data, Ciência e Banco de Dados
A área de dados tem sido uma das de maior destaque no mundo dos negócios nos últimos tempos. Na Era do Zettabyte, bancos de dados e os profissionais responsáveis por eles tornam-se cada vez mais indispensáveis para qualquer empresa, à medida que a média de informações geradas online cresce anualmente.
As principais funções de um profissional de engenharia de dados são: Administrador de Dados, Administrador de Bancos de Dados, Arquiteto de Dados e Engenheiro de Dados.
Confira alguns dos cursos mais valorizados pelo mercado de trabalho, que podem te habilitar para as funções mencionadas acima:
- Pós-graduação MIT em Engenharia de Banco de Dados com Oracle, SQL Server e Cloud DB
Profissionais especializados em Oracle, SQL Server e Cloud DB, os principais bancos de dados, são raros. Por isso, este curso garante um currículo de destaque em qualquer oportunidade de emprego na área de dados.
O aluno de um bom MIT em Engenharia de Banco de Dados deve ser treinado a lidar com o projeto, instalação, configuração e otimização de Oracle, SQL Server, MongoDB e Cloud DB.
Além disso, é esperado que tenha domínio de competências como monitoramento de serviços e Business Intelligence. Com tudo isso, os egressos podem tomar parte tanto do manuseamento de dados quanto da análise e interpretação deles – habilidades de extrema relevância para qualquer negócio.
Você poderá trabalhar como:
- DBA;
- Administrador de Dados;
- DBA Cloud;
- Consultor de Banco de Dados.
- Pós-graduação MIT em Engenharia de Dados: Big Data
Esta especialização é uma competência com grande demanda no mercado, tendo em vista que empresas com grandes volumes e diversas fontes de dados nem sempre encontram o que precisam dentre os softwares de manuseamento de informações disponíveis.
Desse modo, o aluno deve ser ensinado a projetar infraestruturas sofisticadas e a atuar como integrador de bases heterogêneas, tendo a base para oferecer todo o suporte necessário aos processos de tomada de decisão de um negócio.
Algumas das principais tecnologias do mercado demandadas do profissional da área são: MongoDB, Hadoop, Kafka, Spark, Python e Google BigQuery.
Você poderá trabalhar como:
- Engenheiro de Dados com conhecimentos de análise e ciência de dados;
- Administrador Big Data;
- Arquiteto Big Data.
- Pós-graduação MBA em Data Science (Ciência de Dados)
A ciência de dados é uma das especializações que mais cresce em procura dentro da área de tecnologia. Ela permite que profissionais de diferentes áreas consigam analisar, ler e tratar dados de variadas fontes, a fim de serem usados na tomada de decisões.
Esta pós-graduação deve conseguir desenvolver a capacidade comunicativa e interpretativa de seus alunos. O profissional que trata dados deve estar a par das novas tecnologias e competências como: R Studio, R Markdown Weka, Gephi, Data e Text Mining, Análise exploratória, entre outras.
Você poderá trabalhar como:
- Analista de dados
- Arquiteto de dados
- Cientista de dados
- Analista de Business Intelligence
3. Segurança e Infraestrutura de Redes
Frente à pandemia de Covid-19, que fez com que 85% dos negócios adotassem o modelo home office no Brasil, a importância dos profissionais de rede tornou-se ainda mais evidente para o mercado de trabalho. De 2020 a 2021, as perdas causadas por ataques virtuais bem-sucedidos foram estimadas entre 1 a 6 trilhões de dólares globalmente. Devido a relevância dessa área para o bom funcionamento dos negócios, as empresas buscam por profissionais de confiança, com um currículo que comprove o conhecimento do candidato à vaga.
Algumas das funções de maior destaque na área de rede são: Analista de Suporte, Engenheiro de Redes, Data Privacy Officer e Arquiteto de Nuvem Privada.
Confira três dos cursos mais valorizados pelo mercado, que podem te habilitar para as funções mencionadas acima:
- Pós-graduação MIT em Engenharia de Redes
O profissional com esta especialização ganhará destaque no mercado de trabalho devido à sua alta capacidade de lidar com a administração de redes complexas e multiplataforma.
Neste curso, o aluno deve ser ensinado competências como infraestrutura e fundamentos de Cloud, segurança de redes, serviços de nuvem e administração do Azure, implantação de redes inteligentes e suporte a BYOD.
Você poderá trabalhar como:
- Analista de Suporte;
- Engenheiro de Redes;
- Engenheiro de Sistemas;
- Administrador de Redes.
- Pós-graduação MIT em Cloud Computing, Virtualização e Conteinerização
Essa área se relaciona com a administração de nuvens públicas e privadas com foco na proteção de dados, lidando com acesso remoto a softwares, armazenamento e processamento de dados online.
Com a migração cada vez mais intensa de empresas para a virtualização de servidores e aplicações na nuvem, profissionais desse campo são cada vez mais demandados.
Um profissional atualizado e que domine essa área deve estar a par de pautas de grande relevância atual como a gestão de infraestruturas virtuais, proteção de dados para ambientes virtualizados, metodologia DevOps e conteinerização de aplicativos, entre outras.
Você poderá trabalhar como:
- Arquiteto de Nuvem Privada;
- Administrador Microsoft Azure;
- Administrador de Ambientes Docker e Kubernetes;
- Engenheiro de Soluções Google Cloud;
- Arquiteto de Soluções Amazon AWS;
- Administrador de Ambientes Red Hat Openshift;
- Administrador de Data Centers Virtuais VMware.
- Pós-graduação MBA em Gestão da Segurança da Informação
Pensada para os profissionais que desejam seguir carreiras executivas em Segurança da Informação, esta especialização garante que o aluno se destaque para além de suas competências técnicas. Os cursos mais atualizados fornecem aprendizados avançados de Segurança de Dados e Data Privacy, sendo um programa de grande valor para gerentes e diretores de Segurança da Informação.
Em geral, deve ser fornecido ao aluno conhecimentos de framework CISSP, gestão de riscos, proteção de dados LGPD, cyber security e mais.
Você poderá trabalhar como:
- Data Privacy Officer;
- Gerente de Segurança da Informação;
- Diretor de Segurança da Informação.
4. Gestão de Projetos e Governança da TI
Com a perspectiva de constante crescimento do mercado de TI brasileiro, mesmo em meio a inseguranças e crises, há de se pensar não apenas na mão de obra técnica, mas também na administrativa. Faltam profissionais qualificados de ambos os lados e, muitas vezes, pessoas que não são de tecnologia especializam-se na área de modo a ganhar destaque para poderem assumir cargos de gestão de TI.
Algumas das principais funções de gestão de TI são: Supervisores de TI e CIOs.
Confira um dos cursos executivos mais valorizados em TI, que pode te habilitar para as funções mencionadas acima:
- Pós-graduação MBA em Governança, Melhores Práticas e Gestão de TI
Com um MIT que reúna os principais frameworks e competências da área, o egresso pode tornar-se capaz de gerir estratégias e processos de TI fundamentais para o funcionamento eficaz de uma organização.
A fim de ganhar verdadeiro destaque no mercado, o profissional deve optar por uma especialização que o prepare para os exames de certificações como o ITIL Foundation, PMI-ACP, PSM e Exin DevOps.
Além disso, deve-se ter em mente que, em cargos de gerência, é esperado que o profissional tenha completo domínio de frameworks como COBIT, COSO, DevOps, ISO 9001:2000 e mais.
Você poderá trabalhar como:
- Supervisor de TI;
- CIO;
- Coordenador / Gerente / Diretor de TI;
- Gerente de Serviços / Projetos / Aquisições de TI.
Pontos relevantes de uma Pós em TI
Conteúdo
Um dos principais pontos de uma Pós-Graduação é a junção do aprofundamento de conteúdo com a abrangência do mesmo.
A especialização oferece um vasto conhecimento que, ao mesmo tempo, é aprofundado.
Currículo
A especialização por meio de um MBA TI é vista pelo mercado de trabalho como um grande diferencial curricular, pois confere ao profissional o reconhecimento de sua autoridade no assunto.
Um especialista na área parte na frente na busca por cargos de destaque e liderança.
Salários
Profissionais Pós-Graduados, em sua enorme maioria, recebem melhores salários do que os não especializados.
Isso, sobretudo, porque ao realizar uma Pós-graduação em Tecnologia, o profissional se torna apto a assumir cargos de mais alta hierarquia, sendo disputado pelo mercado.
Qual é a diferença entre MIT, MBA e pós-graduação?
MBA e MIT são tipos de especializações equivalentes em grau, mas diferentes em área. MBA é a sigla para “Master in Business Administration” (Mestre em Administração de Negócios). Já MIT significa “Master in Information Technology” (Mestre em Tecnologia da Informação).
De forma geral, quem faz um MBA busca se especializar em cargos executivos/administrativos. E quem faz um MIT se torna mestre de algum campo dentro da área de Tecnologia da Informação. Há outras siglas como MPA, MEd e MAT, que carregam o mesmo grau de especialização (pós-graduação), mas que são designadas a áreas de atuação profissional diferentes.
A pós-graduação, por sua vez, é o nome geral dado a tudo que se é estudado numa instituição de ensino superior após a graduação. Portanto, MIT e MBA são dois dos tipos de pós-graduação. Dentre eles, estão o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado, que geralmente são feitos por aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica.
O MIT e o MBA são um tipo de pós-graduação mais voltado para o mercado, uma vez que não são para formar profissionais atuantes na área acadêmica.
Por que fazer uma Pós-Graduação em TI?
Uma pós-graduação na área de TI pode permitir ao aluno conquistar diferentes objetivos. Porém, dentre esses tipos de objetivos, há pontos em comum que o profissional irá obter ao ser um pós-graduado. O que difere este modelo de outros cursos e formações é o reconhecimento da autoridade conferida ao profissional na área ou assunto escolhido por ele. Ou seja, um pós-graduado deve estar apto a assumir funções de liderança dentro de sua equipe.
Em síntese, é por isso que as especializações são grandes aliadas quando falamos de diferenciação curricular. Não à toa, o salário é maior para aqueles que optam por uma especialização dentro da TI.
Veja abaixo alguns outros pontos de destaque desta formação.
Pós-Graduação TI

O que esperar de uma pós-graduação em TI?
Devido a grande oferta de cursos, muitos alunos da área de tecnologia terminam a graduação sem ter certeza da forma mais vantajosa de dar prosseguimento aos estudos e criar valor ao seu currículo. Por isso, quando procuram opções como cursos técnicos, Bootcamps e Pós-Graduações, acabam não entendendo o que é mais benéfico ao seu objetivo profissional.
É claro que, a depender do objetivo, cada oferta tem sua vantagem para aquilo que o aluno procura. Mas podemos dizer que, de forma geral, o que se destaca como uma grande vantagem entre estas ofertas na área da tecnologia é a especialização profissional de uma Pós-Graduação. Na maioria das ofertas de Pós em TI, o objetivo proposto ao aluno é torná-lo um especialista não apenas em alguns assuntos ou tecnologias, mas na área como um todo.
No entanto, é verdade que esse tipo de formação permite mais do que “apenas” o aprofundamento na área. Pós-graduações em tecnologia podem também servir como um excelente complemento e diferenciação curricular para uma pessoa de uma área diferente da pós em questão. Profissionais de Marketing ou Publicidade, por exemplo, podem fazer uma Pós em Ciência de Dados para dominar a análise, leitura e tratamento dos dados de forma a aplicar em seu próprio trabalho. Além disso, algumas Pós também permitem que o aluno consiga mudar de área profissional a partir do que é ensinado.
Mas é importante entendermos também que existem diferentes tipos de ofertas quando tratamos desta formação. Não é qualquer faculdade que possui Pós na área de TI atuais, com aulas práticas e em labs virtuais, aprendizado baseado em projeto e aprofundamento ao tema, conferindo ao aluno o estudo das novas tecnologias, habilidades e tendências demandadas pelo mercado. Existem ofertas desatualizadas, com pouco aprofundamento das disciplinas e competências do campo, limitando as possibilidades profissionais do aluno.
Faculdade Infnet: referência em tecnologia com todas as aulas ao vivo
A Faculdade Infnet é uma instituição de ensino superior especializada em tecnologia.
Nossa trajetória de pioneirismo no ensino das tecnologias da Internet no Brasil marca um diferencial que nenhuma outra instituição de ensino de TI do mercado brasileiro possui: décadas de experiência acumuladas em educação na área específica de tecnologia, refletidas na formação de gerações de profissionais de destaque que colocamos no mercado desde a nossa fundação.

30 anos
São 30 anos de história e excelência no ensino de tecnologia.
+30 000 formados
Formamos dezenas de milhares de profissionais qualificados para a indústria.
EAD nota máxima
Nosso EAD é nota máxima pelo MEC, o que reforça a qualidade de nosso ensino ao vivo.